terça-feira, 26 de abril de 2016

Matéria publicada ontem no site da UFS sobre o Curso de Turismo e a avaliação do MEC.



Curso de Turismo obtém nota 4 na renovação de reconhecimento


O Curso de Turismo da Universidade Federal de Sergipe recebeu nota 4, considerado ‘muito bom’, na avaliação externa de renovação de reconhecimento realizada pelo Ministério da Educação (MEC). A avaliação, que foi feita entre os dias 3 e 4 de março, analisa dimensões como: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura.

No quesito organização didático-pedagógica o curso obteve nota 3,5, o corpo docente ficou com 4,6 e a infraestrutura, 4,1. Na avaliação do MEC, a nota 3 equivale a suficiente, 4 a muito bom e 5, excelente. O curso de Odontologia (São Cristóvão) também recebeu a visita avaliativa do MEC em 2016 e obteve nota 3.

Para a coordenadora do curso, professora Rosana Eduardo, “a obtenção do conceito 4 ratifica o compromisso e qualidade da equipe de professores, do corpo discente, do projeto político pedagógico, bem como das atividades didático-pedagógicas realizadas”.

Vinícius Moisés Rodrigues é aluno do sexto período de Turismo e acabou de chegar de um intercâmbio na Colômbia. Ele acredita que a nota recebida pelo MEC ajudará o curso a se desenvolver. “A classificação do MEC é de extrema importância e vai beneficiar os alunos, professores e a universidade. Acredito que com isso o núcleo tenha mais chances de ser elevado a departamento”.

Para Kleber Fernandes de Oliveira, à frente da Coordenação de Planejamento e Avaliação Acadêmica da UFS (Copac), a nota é de extrema importância não só para a universidade, mas para todo o estado. “Para um estado como Sergipe, que tem um potencial turístico tão grande, é muito bom ter um curso de turismo com esse conceito, pois atende as necessidades turísticas do estado, além de ser o único de Sergipe”.

A avaliação

A realização dos processos avaliativos é responsabilidade do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), sob coordenação e supervisão da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).

A renovação do reconhecimento deve ser solicitada pela instituição de ensino superior, e é uma forma que o MEC possui de ficar a par de como os investimentos federais estão sendo empregados. Os resultados dessa avaliação, juntamente com a nota do Enade e a Avaliação das Instituições de Educação Superior (Avalies), constituem os outros indicadores avaliativos da qualidade do ensino superior no país.

A UFS aguarda outras visitas do MEC para 2016, porém, o ministério só comunica as datas com um mês de antecedência.

Sobre o curso

O curso de bacharelado em Turismo foi criado em 2006 e conta atualmente com 10 professores, doutores e doutorandos. Anualmente oferece 50 vagas no turno vespertino, estando organizado em oito semestres letivos.

Possui 224 alunos matriculados e conta com três laboratórios: Laboratório de Planejamento e Organização de Eventos, Laboratório de Estudos Interdisciplinares em Turismo e Laboratório de Práticas Turísticas. Os laboratórios têm por objetivo fomentar o tripé ensino, pesquisa e extensão, possibilitando diferenciadas estratégias no processo de ensino-aprendizagem.

O curso conta com dois grupos de pesquisa cadastrados no CNPq. O Grupo de Pesquisa Gestão de Turismo e Hospitalidade, que está diretamente vinculado ao projeto pedagógico do curso e nasceu com a finalidade de dar suporte científico e técnico às diversas áreas de atuação profissionais; e o Grupo de Pesquisa em Antropologia e Turismo (Antur), cuja finalidade é refletir sobre o papel da Antropologia e do Turismo considerando a relação destas disciplinas com a sociedade, a cultura e a educação por meio de estudos científicos e técnicos, ações extensionistas, atividades didático-pedagógicas e artístico-culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário