Estrutura curricular do Curso de Graduação em Turismo
Com o intuito de facilitar o acesso público as informações, estamos dispondo da estrutura curricular atualizada do curso.
Para acessar as Disciplinas Obrigatórias ofertadas pelo curso de Turismo clique aqui.
Para acessar as Disciplinas Optativas ofertadas pelo curso de Turismo clique aqui.
Para acessar a Departamentalização do curso de Turismo clique aqui.
Para visualizar os detalhes de cada componente curricular, clique aqui.
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I. Conteúdos Básicos:
estudos relacionados com os aspectos sociológicos, antropológicos, históricos,
filosóficos, geográficos, culturais e artísticos;
II. Conteúdos
Específicos: estudos relacionados com a Teoria Geral do Turismo, Teoria da
Informação e da Comunicação, estabelecendo ainda as relações do turismo com a
Administração, o Direito, a Economia, a Estatística e a Contabilidade, além do
domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira, e,
III. Conteúdos
Teórico-Práticos (disciplinas eminentemente práticas): estudos localizados nos
respectivos espaços de fluxo turístico, compreendendo visitas técnicas,
inventário turístico, laboratórios de aprendizagem e de estágios.
I. compreensão das
políticas nacionais e regionais sobre turismo;
II. utilização de
metodologia adequada para o planejamento das ações turísticas, abrangendo
projetos, planos e programas, com os eventos locais, regionais, nacionais e
internacionais;
III. positiva
contribuição na elaboração dos planos municipais e estaduais de turismo;
IV. domínio das técnicas
indispensáveis ao planejamento e à operacionalização do Inventário Turístico,
detectando áreas de novos negócios e de novos campos turísticos e de permutas
culturais;
V. domínio e técnicas
de planejamento e operacionalização de estudos de viabilidade
econômico-financeira para os empreendimentos e projetos turísticos;
VI. adequada aplicação
da legislação pertinente;
VII. planejamento e
execução de projetos e programas estratégicos relacionados com empreendimentos
turísticos e seu gerenciamento;
VIII. intervenção
positiva no mercado turístico com sua inserção em espaços novos, emergentes ou
inventariados;
IX. classificação,
sobre critérios prévios e adequados, de estabelecimentos prestadores de
serviços turísticos, incluindo meios de hospedagens, transportadoras, agências
de turismo, empresas promotoras de eventos e outras áreas, postas com segurança
à disposição do mercado turístico e de sua expansão;
X. domínios de técnicas
relacionadas com a seleção e avaliação de informações geográficas, históricas,
artísticas, esportivas, recreativas e de entretenimento, folclóricas,
artesanais, gastronômicas, religiosas, políticas e outros traços culturais,
como diversas formas de manifestação da comunidade humana;
XI. domínio de métodos
e técnicas indispensáveis ao estudo dos diferentes mercados turísticos,
identificando os prioritários, inclusive para efeito de oferta adequada a cada
perfil do turista;
XII. comunicação interpessoal,
intercultural e expressão correta e precisa sobre aspectos técnicos específicos
e da interpretação da realidade das organizações e dos traços culturais de cada
comunidade ou segmento social;
XIII. utilização de
recursos turísticos como forma de educar, orientar, assessorar, planejar e
administrar a satisfação das necessidades dos turistas e das empresas,
instituições públicas ou privadas, e dos demais segmentos populacionais;
XIV. domínio de
diferentes idiomas que ensejem a satisfação do turista em sua intervenção nos
traços culturais de uma comunidade ainda não conhecida;
XV. habilidade no
manejo com a informática e com outros recursos tecnológicos;
XVI. integração nas ações
de equipes interdisciplinares e multidisciplinares, interagindo criativamente
face aos diferentes contextos organizacionais e sociais;
XVII. compreensão da
complexidade do mundo globalizado e das sociedades pós-industriais, onde os
setores de turismo e entretenimento encontram ambientes propícios para se
desenvolverem;
XVIII. profunda
vivência e conhecimento das relações humanas, de relações públicas, das
articulações interpessoais, com posturas estratégicas do êxito de qualquer
evento turístico, e,
XIX. conhecimentos
específicos e adequado desempenho técnico-profissional, com humanismo,
simplicidade, segurança, empatia e ética.
Disponível em: http://ntu.ufs.br/pagina/estrutura-curricular-curso-gradua-turismo-6087.html
Disponível em: http://ntu.ufs.br/pagina/estrutura-curricular-curso-gradua-turismo-6087.html
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